Algumas perguntas frequentes sobre Charles Manson e ATWA

charlie_tongue

Essa compilação de perguntas frequentes foi construída a fim de responder a algumas das dúvidas mais comuns sobre Charles Manson e ATWA.

1. Poderia me fornecer um breve sumário da história de Charles Manson e de seu histórico criminal?

Charles Manson nasceu em Cincinnati, no estado de Ohio dos Estados Unidos, em 11 de novembro de 1934. Ele viveu com sua mãe solteira até os cinco anos de idade, quando ela foi detida pelo crime de roubo a mão armada. Depois disso, ele permaneceu com diversos familiares até ela ser libertada em 1942.

Manson viveu novamente com sua mãe até 1947, quando ela o colocou na Gibault School for Boys, no estado de Indiana. Ele fugiu do internato 10 meses depois, mas a sua fuga não durou muito. Poucos dias depois, o garoto de 14 anos foi detido nas redondezas, acusado de ter cometido uma série de pequenos assaltos.

Manson foi encaminhado para o Juvenile Detention Center, uma espécie de FEBEM dos Estados Unidos, também no estado de Indiana. Depois de alguns dias, ele foi transferido para o famoso Boys Town, em Nebraska, um centro de detenção juvenil para “crianças em risco”. Mas a estadia dele no local também foi breve. Depois de apenas três dias, Manson fugiu novamente. Capturado novamente dias depois, Manson foi encaminhado para outro centro de detenção juvenil – dessa vez, o Indiana School for Boys, em Plainfield. Ele permaneceu por mais de dois anos no local, sem registros de que tenha tentado escapar.

Mas em 1951, com 17 anos de idade, Manson fugiu. Essa escapada durou um pouco mais do que as anteriores, mas Manson foi outra vez preso, dessa vez dirigindo um carro roubado no estado de Utah. Pela primeira vez ele foi acusado de um crime federal, tendo atravessado fronteiras estaduais. Manson foi então transferido primeiramente para o National Training School for Boys, um centro de detenção federal em Washington DC, e depois para o Natural Bridge Training Camp, em Virgínia, ainda em 1951.

Manson permaneceu nesse estabelecimento até meados de 1952, quando passou a ser detido em reformatórios federais. Ele foi primeiramente transferido para o Federal Reformatory de Petersburg, no estado da Pensilvânia. Ainda no mesmo ano, foi encaminhado para o Federal Reformatory de Chillicothe, em Ohio. Finalmente, em 8 de maio de 1954, Charles Manson foi libertado dos centros de detenção. Até esse momento da vida de Manson, em que completou 20 anos de idade, ele havia passado 7 anos em prisões espalhadas pelos Estados Unidos.

Em 1955, Manson casou-se com uma garota chamada Rosalie Willis. Quando completaria um ano em liberdade, ele foi detido em Los Angeles, mais uma vez conduzindo um veículo de procedência duvidosa. Dessa vez, Manson foi sentenciado a 3 anos de prisão em regime fechado na prisão federal de Terminal Island, em San Pedro, na Califórnia. Ele cumpriu a pena inteiramente, e foi libertado em 1958.

Como havia se tornado costume, Manson foi novamente preso pouco depois. Em 1959, antes de completar um ano em liberdade, ele foi detido na Califórnia por ter forjado cheques. A sentença dessa vez foi 10 anos de provação, em que qualquer novo delito o colocaria novamente em uma prisão federal.

Em 1960, Manson foi preso em uma suposta violação do Ato Mann. Essa lei americana de 1910 proibia o “transporte de mulheres para questões imorais”. Basicamente, Manson havia sido acusado de ser o cafetão de algumas mulheres na Califórnia. Sendo assim, Manson quebrou o seu período de provação, e foi condenado a 7 anos e meio de prisão em regime fechado. Manson cumpriu a sentença em dois locais: primeiramente em McNeil Island, em Washington, e depois em Terminal Island, na Califórnia, onde havia cumprido os 3 anos entre 1955 e 1958.

Manson finalmente foi libertado de Terminal Island em 1967. Para a maioria das pessoas, e especialmente para mídia corporativa, a vida de Charles Manson se resume ao período que se inicia nesse momento, em que ele é libertado na Califórnia em meio ao auge da cultura hippie americana. Manson permaneceu livre até outubro de 1969, quando foi preso pelos crimes de incêndio e roubo de veículos. Em dezembro de 1969, ele foi acusado de homicídio pelos crimes que assombraram Los Angeles e que marcaram seu nome na história. Manson foi condenado à morte em janeiro de 1971, mas com a mudança nas leis penais do estado da Califórnia em 1972, a pena foi alterada para prisão perpétua.

Nas últimas décadas, Manson vem tentando conseguir liberdade condicional, mas teve seus apelos negados em todas as ocasiões, permanecendo assim encarcerado na Corcoran State Prison, na Califórnia, em unidade especial de isolamento da penitenciária, onde também se encontra cumprindo prisão perpétua o assassino do senador Robert Kennedy, Sirhan Sirhan. Sua última tentativa em audiência, obviamente negada, foi em 2007. A próxima será em 2012. Charles Manson permanece detido nos Estados Unidos há 40 anos.

2. Por quais crimes Charles Manson foi condenado em 1971?

Pelo caso que se tornou conhecido como Assassinatos Tate-LaBianca. Ele foi condenado por sete contagens de assassinato de primeiro grau e uma contagem de conspiração para cometer assassinato. Ele também foi condenado por outros dois assassinatos de primeiro grau, pelas mortes de Gary Hinman e Donald “Shorty” Shea.

3. Que sentenças Charles Manson recebeu em 1971?

Originalmente, Manson foi condenado à morte pelos Assassinatos Tate-LaBianca. Pelos assassinatos de Gary Hinman e Donald “Shorty” Shea, ele foi condenado à prisão perpétua. A sentença de morte foi posteriormente alterada para “prisão perpétua com a possibilidade de liberdade condicional” quando o Tribunal Supremo dos Estados Unidos aboliu a pena capital no estado da Califórnia. Sendo assim, Manson cumpre hoje a sentença de prisão perpétua.

4. Onde está Charles Manson nesse momento?

Ele está atualmente encarcerado na California State Prison em Corcoran, na Califórnia, a prisão de segurança máxima no estado. Ele permanece no setor 4A-4R, onde frequentemente é encaminhado para o regime de solitária.

5. Quando acontecerá a próxima tentativa de liberdade condicional de Charles Manson?

Manson tem o direito de pedir liberdade condicional mais uma vez em 2012. Na realidade, não passará de mais uma brincadeira. Os advogados que decidirão o futuro de Manson já deixaram claro que ele nunca deixará a prisão.

6. O que Charles Manson faria se deixasse a prisão hoje?

Essa é uma das perguntas que Manson respondeu mais vezes desde que foi condenado em 1971. “Eu não quero sair”, “Sair e sentar um pouco em algum lugar”, “Ir para outro país”, “Ir para o deserto” e “Eu já estou fora da prisão” são as respostas mais comuns dadas por Manson.

7. Charles Manson era o líder de um grupo de seguidores?

De forma alguma. Manson sempre negou ser um líder. A maioria dos amigos que faziam parte da chamada “Família Manson” também confirmaram que não existiam líderes e seguidores – eram somente amigos. Ser o líder de um suposto grupo foi o meio encontrado pelo estado da Califórnia para incriminar Manson pelos assassinatos de 1969, em que ele não teve participação alguma. Com o passar do tempo, isso ficou mais e mais claro. Até mesmo os promotores que condenaram Manson voltaram atrás em muitas das histórias mirabolantes que haviam vendido para os jornais e revistas durante o julgamento.

8. Existe ainda uma “Família Manson”?

Nunca existiu uma “Família Manson”. Esse termo foi inventado pela mídia corporativa sensacionalista quando Manson foi detido em 1969, e foi desde então usado pelas autoridades do estado da Califórnia e figuras envolvidas no caso de Manson a fim de rotular um certo grupo de pessoas e criar uma falsa impressão sobre o relacionamento entre essas pessoas. Na suposta “Família Manson”, Charles Manson seria o pai, um “líder”, e portanto responsável pelas atitudes dos seus “seguidores”. Fato é que Manson ainda tem contato com muitos admiradores e amigos, muitos deles antigos conhecidos da década de 1960. Mas a suposta “Família Manson”nunca existiu.

9. Posso contatar Charles Manson? Se sim, como?

Como qualquer outro condenado nas prisões dos Estados Unidos, Charles Manson pode receber cartas normalmente. Apesar disso, as restrições são muitas, e ele recebe muito mais cartas do que é capaz de responder. Em alguns casos, ele poderá passar uma carta de um novo contato para um amigo, que responderá em nome dele. Para enviar uma carta para Manson, o endereço é:

Charles Manson, B-33920
4A 4R PHU Unit
P. O. Box 3476
Corcoran, CA 93212
United States

10. Quem está por trás da Ordem de ATWA – Brasil?

Um grupo de amigos e simpatizantes de Charles Manson que mantém contato com ele e que apóiam a sua visão ecológica sobre o futuro dos seres humanos e da vida na Terra.

11. O que eu posso fazer para colaborar?

Essa é uma pergunta com infinitas respostas. Cada um sabe o que é capaz de fazer para colaborar com Charles Manson e ATWA. Quem sabe, a melhor resposta para essa pergunta é uma segunda pergunta: o que você faria por Manson e ATWA? Conte-nos, e certamente qualquer apoio é necessário.

logo final

© 2009 ATWA Brasil

Anúncios

~ por Rotten Ideas em 30/06/2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: