Lynette “Squeaky” Fromme pode ser libertada em breve

De acordo com o Federal Bureau of Prisons (Escritório Federal de Prisões), uma agência do Ministério da Justiça dos Estados Unidos, Lynette Alice Fromme, mais conhecida desde a década de 1970 como Squeaky, tem previsão de ser libertada do sistema penitenciário federal no próximo mês, em 16 de agosto de 2009. Se Squeaky for mesmo libertada nessa data, será um evento simbólico, uma vez que na mesma época completará 40 anos das noites de Helter Skelter, também conhecidas como Assassinatos Tate-LaBianca, que aconteceram em 1969.

lynnete_scarf

Uma breve biografia de Lynette “Squeaky” Fromme

Lynette Alice “Squeaky” Fromme nasceu em 22 de outubro de 1948 em Santa Monica, na Califórnia. Seus pais eram William Millar Fromme e Helen Benzinger. Seu pai, William, era um bem reputado engenheiro aeronáutico.

No final de década de 1950, Fromme passou a integrar o grupo de dança infantil Westchester Lariats, participando de turnês pelos Estados Unidos e na Europa. Ela se apresentou com o grupo na Casa Branca, em Washington, em 1959.

lynnete_trial2

Em 1963, a família Fromme se mudou para a região de Redondo Beach, um subúrbio de Los Angeles. Foi nessa época que Lynette começou a se afastar dos pais, morando por semanas com amigos enquanto cursava a escola. Ela completou o curso no mesmo ano. Em 1966, depois de muita discussão com seus pais, Lynette foi expulsa definitivamente de casa pelo seu pai. Aos 18 anos de idade, ela se encontrava abandonada nas ruas de Los Angeles.

Em 1967, Squeaky passou a freqüentar a região de Venice Beach. Foi nessa época que Charles Manson, recém libertado da prisão de Terminal Island, encontrou a garota sozinha em estado de depressão. Os dois, que não tinham familiares nem conhecidos, tornaram-se amigos. Manson e Fromme passaram a viajar juntos pela Califórnia, onde fizeram novos amigos como Mary Brunner e Susan Atkins. O grupo conseguiu junto arrendar o antigo trailer de filmagens de Hollywood chamado Spahn Ranch, onde passaram a morar juntos. Eles passavam o tempo entre o rancho, o deserto de Death Valley e a cidade de Los Angeles, onde pegavam frutas e legumes das lixeiras dos supermercados. Assim foi o dia a dia do grupo até 1969.

Lynette Fromme, Sandra Good e outras meninas procurando comida em uma lixeira de Los Angeles

Lynette Fromme, Sandra Good e outras meninas procurando comida em uma lixeira de Los Angeles

Charles Manson e outros amigos freqüentadores do Spahn Ranch foram detidos no final de 1969, acusados de terem cometido os assassinatos conhecidos como Tate-LaBianca, em que a atriz de Hollywood, Sharon Tate, e outras pessoas da elite de Hollywood foram mortas. Lynette Fromme, já conhecida publicamente como Squeaky, não fazia parte dos acusados, e organizou com os demais residentes do Spahn Ranch os protestos nas ruas de Los Angeles contra as acusações a Manson.

Squeaky e seus amigos permaneceram por meses acampados na esquina do prédio em que Charles Manson enfrentava o julgamento. Assim como Manson, o grupo marcou um “X” com estiletes em suas testas. Apesar de não ter sido acusada de participar dos Assassinatos Tate-LaBianca, Squeaky foi condenada à prisão por impedir que conhecidos de Manson testemunhassem contra ele no tribunal. Ela recebeu e cumpriu uma sentença curta na Califórnia.

Squeaky e amigas acampando na esquina do tribunal

Squeaky e amigas acampando na esquina do tribunal

Apesar de Charles Manson ter sido condenado à morte na câmara de gás da prisão de San Quentin, na Califórnia, em 1972 a sentença foi revogada para prisão perpétua por uma mudança de leis do estado da Califórnia. Squeaky e sua amiga e também conhecida de Manson e moradora do Spahn Ranch, Sandra Good, passaram a morar juntas e manter contato com Manson. Lynette “Squeaky” Fromme adotou o apelido de Red (Vermelho), em função da cor dos seus cabelos, e Sandra Good adotou o nome Blue (Azul), em relação à cor dos seus olhos e dos oceanos. Juntas e em contato com Manson, Squeaky e Sandra Good passaram a desenvolver as teorias por trás do acrônimo ATWA.

Squeaky e Sandra Good presas juntas, fazendo sinais para Charles Manson

Squeaky e Sandra Good presas juntas, fazendo sinais para Charles Manson

Na manhã de 5 de setembro de 1975, Squeaky foi ao Capitol Park de Sacramento vestida como uma freira em vermelho e armada com uma pistola automática Colt calibre 45. No local, o então presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, faria um discurso. No momento do discurso, Squeaky saiu do meio da multidão e apertou o gatilho duas vezes contra o presidente, mas a arma não atirou. Agentes do serviço secreto rapidamente a derrubaram e a algemaram. Enquanto as câmaras do mundo ignoravam o discurso de Ford e voltavam-se para Squeaky, ela reclamou de a arma não ter disparado. Mais tarde, em uma entrevista para o jornal diário The Sacramento Bee, Squeaky afirmou que havia tirado os cartuchos carregados da pistola antes de ter ido ao parque. As investigações policiais confirmaram a informação ao encontrar os cartuchos na casa de Squeaky.

Squeaky no momento da prisão após a tentativa de homicídio

Squeaky no momento da prisão após a tentativa de homicídio

Após um longo julgamento em que Squeaky se recusou a oferecer uma defesa, ela foi condenada por tentativa de homicídio do presidente Ford, e recebeu uma sentença de prisão perpétua.

lynette_time

Em 1979, Squeaky foi transferida da prisão feminina de Dublin, na Califórnia, por ter atacado uma prisioneira com um martelo após uma discussão. Ela foi encaminhada para a Alderson Federal Prison Camp, uma prisão federal na Virgínia Ocidental. Anos depois, em 23 de dezembro de 1987, ela conseguiu fugir da prisão e tentou ir para a Califórnia para encontrar com Charles Manson. Mas Squeaky foi capturada somente dois dias depois, e foi transferida para o Carswell Federal Medical Center, no Texas.

Até hoje ela permanece nessa prisão, mantendo contato com Charles Manson e outros admiradores do conceito de ATWA por todo o mundo.

squeaky_chained

Desde então, Squeaky teve muitas oportunidades de ser ouvida para pedir liberdade condicional, mas ela se recusou a participar das auditorias.

Provável libertação em agosto de 2009

Ao se aproximar dos 40 anos dos Assassinatos Tate-LaBianca, algumas fontes próximas a Lynette “Squeaky” Fromme passaram a divulgar o seu interesse em pedir a libertação condicional esse ano. Os rumores foram confirmados recentemente pelo Federal Bureau of Prisons (Escritório Federal de Prisões) dos Estados Unidos, fornecendo a data de libertação como 16 de agosto de 2009.

Nesse contexto, é interessante voltar um pouco para 1985. Apenas duas semanas após Squeaky ter sido presa por tentativa de homicídio do presidente Ford, Sarah Jane Moore, uma das amigas que freqüentava o Spahn Ranch na década de 1960 tentou o mesmo. Ela também foi presa e condenada à prisão perpétua, como Squeaky. Há pouco mais de 2 anos, em 2007, Sarah Jane Moore recebeu a liberdade condicional e se tornou livre novamente. Esse fato é que deu início aos rumores de que Squeaky também seria libertada na sua próxima auditoria de liberdade condicional.

Em uma entrevista em 2004, Squeaky disse: “Eles não vão me deixar sair agora (em referência à auditoria de liberdade de 2005). Eu vou ter que esperar um pouco mais, mas isso vai acontecer eventualmente”. Foi a primeira vez que ela mostrou interesse em deixar o Carswell Federal Medical Center desde que foi transferida para o local em 1987.

Estaremos acompanhando essa história. Será interessante ver como Lynette “Squeaky” Fromme lidará com os estresses e acontecimentos do dia a dia fora das prisões, uma vez que há mais de 20 anos ela permanece detida. Seria um novo passo para ATWA?

logo final

© 2009 ATWA Brasil

Anúncios

~ por Rotten Ideas em 24/07/2009.

2 Respostas to “Lynette “Squeaky” Fromme pode ser libertada em breve”

  1. […] Para uma breve biografia de Lynette “Squeaky” Fromme, entre aqui […]

  2. […] Para uma breve biografia de Lynette “Squeaky” Fromme, entre aqui: Lynette “Squeaky” Fromme pode ser libertada em breve […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: