2000 – 2009: Fechamento da década mais quente

Um novo estudo da Organização Meteorológica Mundial divulgado na Dinamarca derrubou a tese de que o aquecimento global teria estacionado. Os anos de 2000 a 2009 correspondem, por enquanto, à década mais quente da história desde que medições confiáveis começaram a ser feitas, por volta de 1850. Os anos 2000 superam com folga os anos 1990, derrubando a tese de que o aquecimento global teria “estacionado” ou até “começado a diminuir”.

Segundo a análise da OMM, a temperatura global combinada das superfícies terrestre e marítima do globo para 2009 ficou entre 0.44º C e 0.11º C mais quente dos as médias anuais registradas para o período de 1961 a 1990.

No Ártico, a extensão da camada de gelo durante o verão de 2009 no Hemisfério Norte foi a terceira menor já registrada. O texto lembra que este foi um ano coalhado de eventos climáticos extremos na América do Sul, Ásia e Austrália. A OMM diz que, no caso do Brasil, as enchentes no Nordeste que aconteceram entre março e maio e as que ocorreram em outubro e novembro em Santa Catarina – quebrando recordes históricos de precipitação – podem ser consideradas anomalias, bem como a seca que atingiu o Sul do país e o Norte da Argentina no início do ano.

A instabilidade do clima, na verdade, passeou por praticamente todo o planeta em 2009. As grandes planícies no Norte dos Estados Unidos também submergiram em enchentes que há muito não se via. Em Burkina Faso, na África, choveu num período de apenas 12 horas cerca de 263 mm, uma marca que não era alcançada há 90 anos. Mas o ano não teve apenas eventos climáticos anômalos.

Segundo a OMM, as temperaturas também andaram endoidecendo. Janeiro registrou um inverno ameno no Norte da Europa e muito mais frio do que o habitual a Oeste e Leste no continente. Na China, 2009 foi considerado na média o ano mais quente desde 1951. Entre março e maio no Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, as temperaturas ficaram entre 30ºC e 40ºC, absolutamente atípicas para esta época do ano.

Existem poucas dúvidas de que a década que abrimos hoje (2010 – 2019) será ainda mais quente. Quem sabe, com um aumento nos desastres naturais por todo mundo, os chamados “homens civilizados” vão abrir os olhos para o fato de que a humanidade não tem a menor chance de vencer a guerra contra a Terra – a força de Deus. A guerra contra a vida precisa parar. Ou você está do lado da vida, ou do lado da morte, confusão e destruição. A Mãe Natureza é quem dita as regras. ATWA não pode, e não irá, esperar pelos cegos.

logo final

© 2010 ATWA Brasil

Anúncios

~ por ATWA Brasil em 01/01/2010.

Uma resposta to “2000 – 2009: Fechamento da década mais quente”

  1. verdade. o mundo ta esquentando os animais estão morrendo, o habitat de muitos ja foi destruido o de outros esta por um fio. o mundo ta derretendo e ningeum vee. ninguem faz nada, so estao preocupados com a comodidade. O mundo ta pedindo socorro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: