Novo grupo de índios isolados identificado

A Funai recentemente confirmou a existência de indígenas isolados na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. Uma expedição encontrou vestígios recentes próximos a lagoa Samaúma.

Desde a década de 1970 a Funai tem conhecimento do grupo, mas há algum tempo não encontrava provas tão concretas da permanência dos indígenas na região. O grupo isolado é, provavelmente, pertencente ao povo Awa Guajá e pode chegar ao total de 60 pessoas.

Nas trilhas abertas pelos isolados, além dos rastros de pegadas, a equipe da Funai constatou o intenso processo de devastação da mata. A exploração de madeira no interior da Terra Indígena é um problema histórico. Há mais de 20 anos os madeireiros retiram, principalmente, cedro, sapucaia, copaíba e cerejeira.

Os Awas permanecem ameaçados por essa contínua intrusão. “O seu lar – a floresta – está sendo rapidamente destruído por madeireiros e criadores de gado, que eliminam as caças das quais os indígenas dependem. Além disso, os Awas isolados são altamente vulneráveis a ataques e doenças transmitidas por esses invasores, e conflitos fatais aconteceram no passado”, afirma a Survivor International, uma organização pelos direitos dos indígenas.

Ainda nas décadas de 1970 e 1980, muitos Awas foram mortos por doenças como malária e gripe, transmitidas pelo contato com os invasores. No passado, eles também foram vítimas de ataques violentos e massacres ao tentar defender as suas terras daqueles que estão trocando a vida por dinheiro.

Confirmada a presença do grupo, a guerra pela sobrevivência contra os “homens civilizados” deverá se intensificar. ATWA não medirá esforços, sempre ao lado daqueles que vivem pela vida – todas as vidas, uma única vida.

Para ler a matéria original, clique aqui

logo final

© 2010 ATWA Brasil

Anúncios

~ por ATWA Brasil em 11/01/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: