Colônia de formigas dominando a Terra

Uma única mega-colônia de formigas colonizou boa parte do planeta. Cientistas descobriram recentemente que formigas argentinas (humile Linepithema), habitando áreas na Europa, Estados Unidos e Japão, fazem parte de uma única colônia inter-relacionada, e se recusam a lutar entre si. A colônia é a maior de seu tipo já conhecida entre qualquer espécie de inseto, e poderia rivalizar com os seres humanos na escala de dominação da Terra.

O que é mais interessante é que os seres humanos estão involuntariamente ajudando essa mega-colônia. As formigas argentinas eram nativas da América do Sul, mas as pessoas têm involuntariamente introduzido as formigas por todos os continentes – exceto na Antártida. Essas formigas argentinas são reconhecidas por formar grandes colônias, mas a grande novidade é a questão da unicidade entre colônias em diversos continentes, separados por milhares de quilômetros.

A colônia das formigas argentinas na Europa se estende por um trecho de 6.000 km ao longo da costa do Mediterrâneo, enquanto nos Estados Unidos ocupa 900 km ao longo da costa da Califórnia. A terceira grande colônia existe na costa oeste do Japão.

Enquanto as formigas geralmente são altamente territoriais, aquelas que vivem dentro de cada colônia são tolerantes entre si, mesmo que elas vivam a dezenas ou centenas de quilômetros de distância. Considerando isso, cientistas descobriram que há bilhões de formigas argentinas ao redor do mundo, todas realmente pertencendo a uma única mega-colônia global.

Pesquisadores no Japão e Espanha, liderados pela Universidade de Tóquio, descobriram que as formigas argentinas que vivem na Europa, Japão e Califórnia compartilham um perfil químico muito semelhante de hidrocarbonetos em suas cutículas. Mas experiências posteriores revelaram a verdadeira extensão da ambição global desses insetos.

A equipe de pesquisadores selecionou formigas selvagens das super-colônias da Europa, dos Estados Unidos e do Japão. Em seguida, eles colheram indivíduos de uma colônia menor, que vive na costa ibérica, e de outra pequena colônia da região de Kobe, no Japão. Eles então testaram as formigas em pares, para ver o quão agressivo os indivíduos de colônias diferentes seriam uns aos outros.

O resultado foi surpreendente. Formigas das colônias menores foram sempre agressivas umas com as outras. As formigas da super-colônia da costa oeste do Japão lutaram contra os seus rivais de Kobe, enquanto as formigas do Conselho Europeu das Super-colônias avançaram contra as da pequena colônia ibérica. Quando testadas entre si, as formigas das super-colônias não atacavam. Dessa forma, pode-se afirmar que as super-colônias da Europa, dos Estados Unidos e do Japão funcionam como um único império de formigas, em paz entre si e em guerra com as demais colônias individuais.

 

Uma Grande Família

Sempre que as formigas das super-colônias entraram em contato, elas agiram como se fossem antigas conhecidas. Essas formigas esfregaram antenas com umas com as outras e nunca se tornaram agressivas ou tentaram se evitar. Em soma, elas agiram como se todas pertenciam à mesma colônia, apesar de viverem em continentes diferentes, separadas por vastos oceanos.

A explicação mais plausível é que as formigas dessas três super-colônias são de fato da família, todas geneticamente relacionadas, afirmam os pesquisadores. Quando elas entram em contato, reconhecem umas às outras em função da composição química das suas cutículas. “A enorme extensão desta população é comparável apenas ao da sociedade humana”, escreveram os pesquisadores no periódico Insect Sociaux, no qual eles relatam suas descobertas.

Para ler a matéria original, clique aqui

logo final

© 2010 ATWA Brasil

Anúncios

~ por ATWA Brasil em 18/01/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: