Charles Manson e as recentes histórias falsas

Charles Manson e os acontecimentos ao redor da sua vida têm sido explorados pela mídia inúmeras vezes. Histórias sensacionalistas escritas para agradar o público servem apenas a um propósito – fazer dinheiro. Muito dinheiro foi feito à custa desse tipo de histórias vicárias que muitas vezes são completamente falsas, e em alguns casos nascem daqueles dispostos a mentir para simplesmente chamar a atenção.

Duas histórias que circularam no ano passado, na época do 40º aniversário dos assassinatos de 1969, são bons exemplos deste tipo de campanha publicitária da mídia corporativa: um músico incógnito afirmou ser o filho de Charles Manson, e alguém alegou que Charles Manson havia escrito uma carta para Phil Spector (produtor musical conhecido por produzir o último álbum dos Beatles) dizendo querer trabalhar com ele. É necessário um pouco de cautela para lidar com essas duas histórias. Como qualquer pessoa inteligente sabe: você não pode acreditar em tudo o que lê.

  

História falsa número um: Matthew Roberts

Matthew Roberts, da banda de rock amadora “New Rising Son”, afirmou ser filho de Charles Manson, e tem inventado uma história banal em torno de ser filho de uma mulher mentalmente instável de Wisconsin, que supostamente teria sido estuprada por Manson em uma festa regada a ácido. Essa história esteve por todos os tablóides, inclusive no Brasil, embora nenhuma evidência substancial para provar a reivindicação ter sido apresentada.

Existem algumas questões para se considerar. A pessoa que diz ser filho de Manson inventou o nome da sua banda, “New Rising Son”, e apareceu pela primeira vez em público em um programa de rádio barato em busca de atenção para si mesmo, alegando como é terrível descobrir que Manson é o seu suposto pai. Essa reivindicação aparece em seu site pessoal e em páginas de perfil da banda espalhadas pela internet. A página do MySpace da banda “New Rising Son” tem como introdução o seguinte: “Bem-vindos ao mundo dele – a primeira letra de música da canção-título, New Rising Son, diz tudo – o que você faria se descobrisse que Charley [sic] Manson estuprou a sua mãe?” De fato, a história está sendo bem aproveitada por Roberts para chamar a atenção e divulgar o seu trabalho.

A sua suposta e possivelmente imaginária mãe nunca se pronunciou sobre o caso – de fato, ela nem nunca apareceu. Roberts também não forneceu mais informações para comprovar a história que tem contado. Tudo indica que seja apenas um caso de imaginação fértil, sem nenhuma prova de que essa suposta mãe exista mesmo ou que o próprio Roberts tenha sequer falado com ela. Nem sequer documentos que mostrem que ele foi adotado por tal mulher apareceram. O músico amador soltou essa história na mídia, os tablóides passaram o mito a diante, e a banda “New Rising Son” teve os seus quinze minutos de fama.

Roberts afirma que a sua mãe lhe disse que seu nome era “Laurence Alexander”, o que é bastante conveniente, pois ele tem um par de cartas escritas por Charles Manson dirigidas a um suposto homem com esse nome. As cartas não foram escritas para Matthew Roberts. É possível que elas tenham sido escritas para alguém e adquiridas por Roberts (muitas cartas de Manson são vendidas online por valores razoáveis), ou que ele simplesmente tenha inventado esse nome. Uma pergunta basta: onde está a sua certidão de nascimento com o nome “Laurence Alexander”. Nenhuma resposta.

Nada nas cartas de Charles Manson fazem sentido com relação às afirmações de Roberts. As cartas contêm imagens abstratas e metáforas relativas a motociclistas e patriarcado, temas comuns considerados por Manson. As cartas também retratam um sentimento de consciência sobre uma possível crise de identidade de Roberts. Enfim, Manson teve a gentileza de escrever a carta para quem quer que seja “Laurence Alexander”. Roberts simplesmente usou essa história para fazer um nome para si mesmo.

Roberts afirma que sua mãe foi apanhada por amigos de Manson em Wisconsin em 1967 e trazida com eles de volta para a Califórnia. Nas dezenas de livros escritos sobre a chamada “Família Manson”, não há nenhuma menção de que eles tenham viajado na costa oeste dos Estados Unidos com o ônibus negro, de terem ido até Wisconsin e ainda ter trazido pessoas de lá para a Califórnia – isso incluindo as autobiografias das pessoas que estavam lá. O que Manson e seus amigos estavam fazendo no verão de 1967 está escrito em vários livros. As informações podem não ser exatamente precisas, mas se eles tivessem viajado todo o caminho até Wisconsin e ainda trazido de volta alguém, seria muito estranho que até hoje tal história não tivesse sido mencionada por ninguém.

Roberts afirma que a sua mãe conhecia Mary Brunner, a mãe do verdadeiro filho de Charles Manson. O filho de Manson e Brunner, que foi chamado de “Sunstone Hawk”, já teve muita coisa escrita sobre ele no passado. Ele foi entrevistado na televisão, e não tem qualquer semelhança com Matthew Roberts. Roberts afirmou que sua mãe era loira e de olhos azuis, como Mary Brunner, o que não parece plausível ao olhar para as características físicas de Roberts. Se Charles Manson tivesse um filho com uma mulher loira e de olhos azuis, a criança teria uma aparência norte-européia, assim como o verdadeiro filho de Charles Manson. Roberts não tem essas características.

Houve muitos casos de crianças impostoras no círculo da suposta “Família Manson”. Lembra-se de Julian, o filho impostor de Ouish? O caso de Matthew Roberts não é novo, e não é original. Pessoas como ele mentiram no passado, e outros mentirão sobre isso no futuro.

Quanto tempo passará até que mais essa falsidade seja desmentida?

 

História falsa número dois: Phil Spector

Algum tempo atrás, foi publicada uma história alegando que Charles Manson queria gravar músicas com Phil Spector. Aparentemente, a história foi criada com base em um fato simples: Phil Spector iria para a prisão de Corcoran, na Califórnia, a mesma em que Manson está hoje. Alegou-se que Charles Manson havia passado uma nota para Spector afirmando seu desejo de gravar músicas com ele. Nenhuma nota existiu, e não foi Spector quem lançou essa mentira. Charles Manson nunca escreveu uma nota para Phil Spector, e nunca expressou desejo de trabalhar com ele. Além disso, o Departamento de Administração Penitenciária da Califórnia também negou a história. Charles Manson e Phil Spector estão alojados em instalações separadas, muito distantes, cada um com uma equipe separada de guardas. Essa história simplesmente nunca aconteceu.

Charles Manson negou essas duas histórias, chamando-as de falsas. Ele também manifestou pouco interesse em ambas.

logo final

© 2010 ATWA Brasil

Anúncios

~ por ATWA Brasil em 02/02/2010.

33 Respostas to “Charles Manson e as recentes histórias falsas”

  1. Cara, tanto faz se inventam histórias sobre esse cara, ele não passa de um criminoso. Se ele tivesse matado a sua mãe você ia ficar adorando esse palhaço? Ainda bem que esse filho da puta nunca mais vai sair da cadeia. E você só pode ser um retardado e maníaco depressivo pra perder o seu tempo defendendo esse fracassado…

    • Obrigado pelo seu comentário. Manson nunca matou ninguém. Não existem evidências ou provas de que ele tenha feito tal coisa. Não entendendo, portanto, de onde tirou a idéia de “se ele tivesse matado” a minha mãe. Sair da cadeia? Ele saiu da cadeia, em 1967… ainda não voltou. E você, saiu da prisão também? Olhe no espelho…

  2. Perdoe-me pela falta de conhecimento, mas se não foi considerado culpado por assassinato, foi então pelo que? Não se pega pena de morte por usar cartões de crédito roubados ou por porte de arma.

    Desculpe-me, mas todos sabem que Charles Manson não e nunca foi nenhum santo.

    ***

    Você sabe quais são os sentimentos de Manson pelo Bugliosi? Sempre tive curiosidade de saber o que sente um condenado pelo promotor que o condenou.
    Grata

    • Manson foi condenado por “conspiração que levou a assassinato”, e não por ter cometido algum homicídio. Portanto, chamá-lo de assassino é somente ignorância sobre o caso.

      Sobre Bugliosi: o relacionamento vai muito além de promotor e condenado.

  3. ELE foi o MANDANTE dos CRIMES!!!!! isso o torna principal responsável pelas mortes… e se como vc diz ele é uma pessoa influente, ele influenciou mal essas pessoas que moravam com ele!!!!

    • Ele foi condenado por um juri de ter conspirado sobre os crimes – é diferente de realmente ter feito tal coisa, foi apenas o veredicto. Charles Manson e todos os seus irmãos e irmãs pelo mundo respeitam a lei e a ordem como a vontade de Deus. Quanto a isso, não há problemas. O que acontece é que ele não teve um julgamento… ele não teve uma defesa… ele não teve a chance de exibir a sua história no tribunal. Esse é o problema.

      • Ele num teve defesa porque ele mermo pediu para não ter. ta ligado?

      • Não. Ele pediu um direito constitucional dele: auto-defesa. “Você já viu um rato defender um leão? Como eu poderia deixar um outro homem me representar?” Simples assim.

  4. Ninguém vence a morte, nem o Charles Manson vencerá. Ficará p/ a história a sua insanidade, a sua maldade e desprezo pela vida alheia, assim como a de Hitler ficou. Uma vergonha p/ a humanidade.

    • A alma é uma e eterna. A alma carrega a verdade para a eternidade. A vida é um jogo, e a única vez em que você perde é quando você está morto. Jesus Cristo morreu na cruz, amado por poucos e odiado por muitos. Morreu como um louco, um impostor, um falso profeta. Olhou ao seu redor hoje?

      • tudo certo ai!!
        mas por acaso Christo manipulou seus apóstolos para matarem por ele como fez Manson?
        acho q não!

      • Novamente, você está considerando que você sabe o que Charles Manson fez ou não fez, o que é um erro seu de julgamento.

        Manson está pendurado na cruz de ATWA há mais de 40 anos. Olhe para a cruz… ele ainda está lá, olhando para você.

      • fala sério, ta me dizendu que Manson é Jesus reencarnado?
        e mais, você defende ele dizendo q eu nao sei realmente o que aconteceu, mas e voce? sabe? voce estava la?
        aquele homem manipulou pessoas a vida toda voce é so mais uma

      • Sim, eu estava lá.

  5. Você é um anjo? ja que ele é Cristo!

    • Se você quiser, mande todas as suas perguntas para o nosso e-mail de contato. Algumas vezes tudo bem, mas se a cada cinco minutos eu tiver que abrir isso para te responder…

  6. Em primeiro lugar, quero destacar a educação com que respodem as indagações de todos; Segundo, não existe comparação entre Manson e Jesus Cristo. As diferenças são enormes.

    • Obrigado pelo comentário. Sim, com certeza. As pessoas assistiram uma história fictícia na televisão, e vieram aqui comentar como se o filme de Hollywood fosse realidade.

  7. Olha, nao posso negar que me interessei pelo caso através do filme que foi veículado no sábado. Infelizmente, o que o mundo sabe é que Charlie manipulou pessoas numa espécie de lavagem cerebral, ordenando que matassem pessoas, roubassem dinheiro para que fosse tudo imputado ao negros. Antecipando assim o chamado Helter Skelter. Eu nao faço nenhum julgamento disso, mesmo pq, o próprio Polanski anos depois foi condenado por pedofilia.
    Agora, eu tenho reais curiosidades sobre a personalidade de Charlie e de como ele fazia e faz com que todas essas pessoas o sigam ate hj e em nivel mundial.

    Pq vcs acreditam que Charlie eh Jesus Cristo?

    Obrigada pela atencao!!

    • Ah! Só mais uma coisa. O que quer dizer a marca que Charlie fez na testa?

      • Quer dizer: estou aqui para o infinito do tempo, pela eternidade da vida. Vocês me fizeram ser “para sempre”.

    • Obrigado pelo comentário.

      Sim, você sumarizou bem a história do filme, e foi sábia em afirmar que essa história é a que “o mundo sabe”. Onde você deixou de seguir o caminho dos cegos é quando falou em “seguir” Charles Manson. Isso é um resquício da história absurda que foi montada sobre o que realmente aconteceu. As pessoas parecem não questionar a possibilidade de se ter um homem simples com pessoas jovens e inteligentes que dariam suas vidas por ele. Para mim, isso sempre foi questionável. Você mataria por alguém? Provavelmente, não. Nem eu. Então por que considerar que aqueles jovens fizeram isso, se você tem o melhor exemplo do contrário, você? Começa assim…

      Algumas pessoas acreditam que Charles Manson é Jesus Cristo. Ninguém em ATWA acredita nisso. Os que acreditam fazem parte dos grupos de “fãs”. Você ouviu falar das pessoas que migraram para Israel para promover o fim dos dias e o retorno de Charles Manson como Deus? Foram presos por lá, e não se ouviu falar mais deles… tem haver com o número 23.

      • Obrigada pela atenção. Entao, me explique, o que houve no caso Tate-LaBianca? Uma confusão na cabeça dos jovens que seguiam Charlie?
        Não acha isso um pouco obscuro? Agora, deixando de lado o que tornou Charlie famoso. Diga-me, por favor, o que esse homem diz que faz com que o sigam? Quais são suas idéias e ideais?
        E mais uma vez, mencionou acima o número 23. O que há sobre o número?
        Obrigada mais uma vez!

      • Olha, eu compreendo o fascínio pelos crimes e por tudo o que aconteceu. Eu compreendo que é inacreditável, que é mesmo uma história absurda e que se tornou enorme. Mas existe muita literatura sobre isso disponível – uma mistura de pessoas que quiserem ganhar um dinheirinho mas também tinham esse fascínio pelo caso. Depois de ler bastante, você alcança um nível de compreensão bem sólido sobre o que aconteceu. Mas lembre: se você vai ser sobre Manson, é bom escutar também diretamente do Manson a versão dele. Qualquer pessoa pode escrever um livro sobre Manson, falar de tudo, qualquer coisa, e por ele ser hoje um detento ele não tem o direito de processar ou de expôr a sua voz com a mesma ênfase. Isso é explorado sempre por autores, diretores, jornalistas, etc. Mas apesar disso, existem muitas horas de gravações dele (que nós colocamos online nesse site) em que você pode ouvir da boca dele, ver nos olhos dele, e tirar as suas próprias conclusões.

      • Cara, não fazia idéia que existia este site!

        Para ser sincero, minha primeira conexão com a palavra ATWA, foi com a banda SYSTEM OF A DOWN que possue no album TOXICITY uma música nomeada como ATWA, e desde então comecei a pesquisar sobre a canção e sua ligação com Charles Manson. Eu acho a iniciativa do site bacana, porém ainda estou a assimilar tudo isto tendo vindo da fértil e quem sabe insana mente de Manson. Bom, se o cara incentivou que matassem ou não, não vem ao caso agora…o caso é que o ar, as árvores, a água e os animais são de fato a essência de nosso planeta, e devemos protegê-lo.
        A única coisa que me incomodou no site, foi o logotipo que contém uma imagem meio “esférica” da suástica usada por Hitler. Sei que este símbolo é um símbolo muito antigo, que vem desde a China antiga, esta ligada ao Tantra, budismo e afins… mas esta tatuada na testa do Manson e no logotipo do site, representam o pior pesadelo que a humanidade ja viveu que foi o Nazismo. Acho que poderia ser diferente, ja que estamos falando aqui da sobrevivência do nosso planeta e não da semeação do racismo e da morte de pessoas inocentes. É isso. Abraços
        Cássio

      • Obrigado pelo comentário.

        Vou me reservar a comentar somente sobre a suástica. Como você disse, trata-se de um símbolo milenar. Limitar o seu sentido somente a um homem e uma guerra que ocorreu no século XX é, no mínimo, um desrespeito para com todos aqueles que levam suas vidas de acordo com o que esse símbolo representa. Eles têm vivido há mais de 4 mil anos, e continuam hoje.

        “O pior pesadelo que a humanidade já viveu” é o presente. É o túmulo que a humanidade está cavando para si própria. As guerras entre homens são guerras entre homens. A guerra de Deus contra os homens será o verdadeiro “pesadelo” – é o que o homem está semeando hoje, e colherá amanhã.

  8. deixem os loucos viverem suas loucuras em locais onde não cometam crimes, o charles manson é apenas um drogado insano que se drogou demais pois sua vida sempre foi uma droga, como ainda há muitos loucos no mundo esperando um despertar de suas insanas consciências devemos estar sempre alertas. meu maior defeito é a minha lucidez, jamais aceitei viajar nesse mundo de drogas. prefiro a realidade sempre nua e crua, consciente, motivado para o bem. esqueçam o c manson e vivam as suas realidades aqui agora.

    • As pessoas se sentem seguras colocando rótulos sobre coisas que eles não compreendem ou preferem não entender. “Louco” significa muito pouco – somente mais uma palavra, pouco além disso. “Insano” – mesma coisa. Esses rótulos foram inventados justamente para separar o que não era compreendido. Assim como os cristãos queimavam doentes acusando-os de bruxos e satanistas, as pessoas sentem tranquilidade ao dar nomes a coisas que eles não sabem como lidar.

  9. infelizmente os charlatões rapidamente iludem os fracos de fé e os fanáticos, muitos crimes a humanidade praticou e ainda pratica usando o nome de Deus. Deus é onipresente e está acima de tudo . caminhem na fé em cristo jesus amém, viva uma vida justa e bem aventurada.

    • Deus está acima de tudo tudo. Acima dos seus livros e das suas igrejas e dos seus pastores. Você quer diminuir Deus ao que você vê? Diminuir Deus para o que lhe interessa nesse mundo? É um crime um homem dizer o que é Deus e o que não é Deus. É um crime um homem se colocar acima de Deus e fazer suas leis acima das Dele. As leis de Deus e a sua vontade são claras para qualquer homem.

  10. Para se defender da sereias, Ulisses tapou o ouvidos com cera e se fez amarrar ao mastro. Naturalmente – e desde sempre – todos os viajantes poderiam ter feito coisa semelhante, exceto aqueles a quem as sereias já atraíam à distância; mas era sabido no mundo inteiro que isso não podia ajudar em nada. O canto das sereias penetrava tudo e a paixão dos seduzidos teria rebentado mais que cadeias e mastro. Ulisses porém não pensou nisso, embora talvez tivesse ouvido coisas a esse respeito. Confiou plenamente no punhado de cera e no molho de correntes e, com alegria inocente, foi ao encontro das sereias levando seus pequenos recursos.

    As sereias entretanto têm uma arma ainda mais terrível que o canto: o seu silêncio. Apesar de não ter acontecido isso, é imaginável que alguém tenha escapado ao seu canto; mas do seu silêncio certamente não. Contra o sentimento de ter vencido com as próprias forças e contra a altivez daí resultante – que tudo arrasta consigo – não há na terra o que resista.

    E de fato, quando Ulisses chegou, as poderosas cantoras não cantaram, seja porque julgavam que só o silêncio poderia conseguir alguma coisa desse adversário, seja porque o ar de felicidade no rosto de Ulisses – que não pensava em outra coisa a não ser em cera e correntes – as fez esquecer de todo e qualquer canto.

    Ulisses no entanto – se é que se pode exprimir assim – não ouviu o seu silêncio, acreditou que elas cantavam e que só ele estava protegido contra o perigo de escutá-las. Por um instante, viu os movimentos dos pescoços, a respiração funda, os olhos cheios de lágrimas, as bocas semi-abertas, mas achou que tudo isso estava relacionado com as árias que soavam inaudíveis em torno dele. Logo, porém, tudo deslizou do seu olhar dirigido para a distância, as sereias literalmente desapareceram diante da sua determinação, e quando ele estava no ponto mais próximo delas, já não as levava em conta.

  11. Obrigado pela resposta.
    Não posso deixar de notar que existe uma pequena diferença entre a suástica de Hitler e a que o povo oriental tem usado nestes seus 4 mil anos. A suástica “original” digamos assim, tem as pontas viradas para o lado esquerdo, no entando a de Hitler, para o lado direito, exatamente como a que é tatuada na testa de Manson.
    Sei que muitos irão dizer ” POXA, MAS CHARLES MANSON NUNCA MATOU NINGUÉM” e pelo pouco que li sobre ele, posso afirmar que isso é real, acredito que ele nunca tenha puxado o gatilho e tirado vida alguma, mas horas se for assim, Hitler também nunca matou ninguém com suas próprias mãos, e nem por isso deixa de ser considerado um dos maiores lunáticos assassinos e ridículos de toda a história.
    O que eu quero dizer a ATWA é que eu acho simplesmente incrível a iniciativa do site e obviamente, de Charles Manson por ser (acredito eu) o criador desta ideologia… mas a suástica de Hitler queima o filme feio.

    * Desrespeito é você me responder com arrogância simplesmete porque estou aqui expondo com clareza a minha opinião sobre algo que não só eu, mas o mundo todo odeia. É isso.
    VIVA O PLANETA TERRA.

    • Irmão, são infinitas suásticas, infinitos sentidos para infinitas pessoas para toda a eternidade. Dos pré-hindus na Índia, aos nórdicos europeus; dos nativos-americanos, aos índios sul-americanos. Limitar a suástica a um símbolo nazista é ignorar a existência desse símbolo pelos seus mais de 4 mil anos de existência. As “pernas” da suástica, para um lado ou para outro, circular ou não, invertida ou não, não significa nada. É um único símbolo.

      Sobre a tatuagem da suástica na testa de Charles Manson, leia os seguintes artigos em que ele mesmo explica o seu uso:
      https://atwabrasil.wordpress.com/2009/07/20/x-a-marca-de-charles-manson/
      https://atwabrasil.wordpress.com/2009/07/27/essa-suastica/
      https://atwabrasil.wordpress.com/2009/08/03/para-todos-os-homens-que-tem-uma-mente-propria/

      Compreendo o seu ponto sobre Hitler. Mas me diga: você vê alguém julgando o presidente dos Estados Unidos hoje pelas mortes de inocentes no Iraque? E você vê alguém julgando o presidente do Brasil pela destruição de milhares de árvores, rios e animais no país que, supostamente, esse homem lidera? E pensando assim, seria justo dizer que alguns julgamentos são muito mais simbólicos do que justos? Nesse caso, se tirarmos de lado os dois pesos e as duas medidas, teremos uma longa lista de cabeças para cortar. É esse o caminho que você imagina?

      Não respondo com arrogância. Eu sou o meu pensamento, sem filtros. Me desculpe de invadi o seu círculo dessa forma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: