Ecologia Profunda em síntese

Ecologia

Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. A origem é a palavra grega “oikos”, que significa “casa”, e “logos”, que significa “estudo”.

A ecologia divide-se em três ramos:

1. Autoecologia: considera os organismos e como estes reagem aos fatores ambientais.
2. Demoecologia: é um ramo da Ecologia, e trata do estudo de cada população em separado. A forma como os organismos crescem, as suas taxas de mortalidade, sobrevivência, etc.
3. Sinecologia: corresponde a um ramo da Ecologia que se dedica ao estudo das comunidades. Trata das relações entre as populações, como por exemplo as relações predador-presa, estudando as várias populações em conjunto.

Ecologia Profunda

Palavras do Prof. José Roberto Goldim

A Ecologia Profunda foi proposta pelo filósofo norueguês Arne Naess em 1973 como uma resposta à visão dominante sobre o uso dos recursos naturais do planeta. Arne Naess se inclui na tradição de pensamento ecológico-filosófico de Henry Thoreau, proposto em Walden, e de Aldo Leopold, na sua Ética da Terra. Denominou esse modo de pensar e agir de Ecologia Profunda por demonstrar claramente a sua distinção frente ao paradigma dominante. No Brasil, nesta mesma época, o Prof. José Lutzemberger já propunha idéias semelhantes e desencadeava o movimento ecológico brasileiro com a criação da AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural).

O quadro abaixo demonstra, pelo menos em parte, as propostas de Arne Naess e as suas diferenças frente a visão de mundo predominante:

© 2010 ATWA Brasil

Anúncios

~ por ATWA Brasil em 24/05/2010.

2 Respostas to “Ecologia Profunda em síntese”

  1. pelo amor de deus!tem gnt q acredita q ele não matou ninguem?o cara é um monstro!

    • Você claramente leu muito pouco sobre esse caso antes de escrever aqui. Nem mesmo a promotoria que condenou ele acredita que ele matou alguém. Essa não é a acusação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: